Em dezembro de 2022, saÃram diversas reportagens na mÃdia envolvendo a direção do Colégio São Domingos e as denúncias de familiares de crianças negras estudantes e ex-estudantes do Colégio.
A Liga Interescolas por Equidade Racial manifesta seu repúdio aos atos de racismo sofridos por estudantes e familiares nos ambientes escolares, bem como repudia, com veemência, a negação do racismo; a não nomeação de atos racistas; e a desconsideração do sofrimento a que essas pessoas são expostas. Tais comportamentos estão na contramão do processo para a efetiva implementação de uma educação antirracista, nos termos da previsão legal e da necessidade da reparação histórica do Estado brasileiro à comunidade negra.
A Liga declara apoio ao Núcleo pela Equidade Racial dos familiares e responsáveis por alunos do Colégio São Domingo – NER, integrante da Liga que, ao longo dos últimos dois anos, vem se mobilizando e fazendo movimentos de aproximação à direção do São Domingos com o objetivo de elaborar um projeto que, de acordo com as caracterÃsticas do Colégio e de sua comunidade, efetive a implementação de uma educação verdadeiramente antirracista, mesmo enfrentando resistências e processos de esvaziamento.
As notÃcias veiculadas deixam, mais uma vez, explÃcita a necessidade da gestão realmente participativa, que pressupõe diálogo com a comunidade, interlocução com as famÃlias de estudantes negros, passando por ações diagnósticas, ações de formação da comunidade escolar, adoção de protocolos de acolhimento dos estudantes negros e suas famÃlias, bem como a necessidade da adoção de ações para que a diversidade esteja presente em todos os segmentos da escola.
Por fim, a Liga presta solidariedade a todas as pessoas que sofrem racismo no ambiente escolar, em especial, nesse momento, a Adriana Castilho e sua filha.